Clareamento Dental

Clareamento Dental

Este é um dos procedimentos mais requisitados atualmente, uma vez que a cor dos dentes é considerada um dos fatores mais importantes em relação à estética dental (Samorodnitzki-naveh et al. 2007).

Posso beber café e tomar vinho durante o clareamento? O clareamento é seguro? Posso clarear meus dentes sempre que eles pigmentarem?

Esses são questionamentos feitos frequentemente pelos pacientes. A resposta para todas essas perguntas é SIM!

Por muitos anos os dentistas recomendaram aos pacientes que faziam o clareamento dental que eles deveriam evitar consumir alimentos e bebidas contendo corantes durante o tratamento. Porém, de acordo com Loguércio et al. (2013) pesquisas demonstraram que a restrição da ingestão de corantes durante o tratamento não interfere no resultado do clareamento, mostrando que essa recomendação não é tão relevante.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram um estudo que foi publicado na revista científica Operative Dentistry, reafirmando e comprovando que não existe a necessidade de se fazer a chamada “dieta branca” durante o período de tratamento clareador.
Dessa maneira, o paciente pode consumir todos os seus alimentos preferidos sem problemas durante o seu tratamento de clareamento. O cuidado necessário é com a higienização bucal que precisa ser feita logo após a ingestão.
O clareamento dental funciona através de uma reação química onde o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, é aplicado no dente e realiza a quebra das moléculas de pigmento. Após ou durante o tratamento o dente continuará absorvendo a quantidade normal e habitual de pigmentos, o que ocorre é que quando ingerimos normalmente os alimentos com corante, o elemento dentário fica menos tempo sem a presença dos pigmentos, tornando-se necessário clarear em um menor intervalo de tempo quando comparado às pessoas que não fazem a ingestão desses alimentos, porém não é contraindicado.

Referências:
REZENDE, M. et al. Clinical Effects of Exposure to Coffee During At-home Vital Bleaching. Operative Dentistry: November/December 2013, Vol. 38, No. 6, pp. E229-E236.
SIQUEIRA, M. F. R. Clinical evaluation of the influence of coffee in the effectiveness of dental bleaching. 83 f. Dissertação (Mestrado em Clinica Integrada, Dentística Restauradora e Periodontia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
 
foto
foto