Facetas e Lentes de Contato Dental

O que são facetas?
As facetas dentárias são próteses finas de pouca estrutura, variando entre 1 e 1,5mm, que funcionam como uma “capa” para os dentes. Elas são colocadas na frente do elemento dentário, conhecido como face vestibular, e são indicadas para dentes trincados, manchados, desgastados ou espaçados, podendo ser utilizada em apenas um dente ou em vários, promovendo uma estética natural e atraente do sorriso.
 
Tipos de facetas:
As facetas podem ser de porcelana ou de resina. Os dois tipos podem ser fabricados pelo protético em laboratório, chamadas de facetas indiretas, ou feitas também através da aplicação direta de resina em consultório, conhecida como faceta direta.
  • Facetas em resina e porcelana possuem particularidades que vão além dos materiais utilizados que são muito diferentes entre si. As facetas em porcelana possuem indicação para todas as situações, já as indicações para facetas em resina são mais restritas. Em casos como fechamento de diastemas (espaços) pequenos entre os dentes anteriores, opta-se pelas facetas em resina, tendo em vista que é um material de baixo custo e praticidade.
Faceta dental e lente de contato dentária são a mesma coisa?
A faceta dental e a lente de contato são semelhantes, porém, apresentam particularidades que as diferenciam. A principal diferença entre elas está na espessura das resinas e o tanto que será necessário desgastar o elemento dentário para aplicação da peça. As lentes de contato são mais finas que as facetas, possuindo 0,2 a 0,4 milímetros de espessura. As facetas são consideradas minimamente invasivas quando comparadas as lentes de contato, visto que apresenta pouco ou nenhum desgaste para aplicação. Em contrapartida, as lentes demandam um desgaste maior no elemento para ficar perfeitamente adaptada. Os dois tratamentos são rápidos e requerem baixa manutenção com longevidade técnica.

Qual é a mais indicada?
Como falado anteriormente, tudo isso depende das condições natural do elemento dentário e de suas necessidades, uma vez que as vantagens das duas técnicas caminham juntas e apresentam um excelente prognóstico. O Cirurgião-dentista através de uma avaliação precisa determinará o que é mais aconselhável para o seu caso.

Cuidados necessários após aplicação das facetas:
A higienização segue o mesmo padrão para se manter os dentes naturais saudáveis, através de escovação e uso de fio dental. Devido a delicadeza da resina e da porcelana, é importante que se utilize uma escova com cerdas macias, não prejudicando a superfície da faceta, evitar morder objetos duros e muito cuidado para mastigar alimentos sólidos.
É imprescindível manter as consultas periódicas ao dentista para avaliar as margens entre as facetas e os dentes, evitando assim o risco de problemas de fraturas, infiltrações e possíveis sinais de manchas ou inflamações periodontais.

Quais são os maiores benefícios?
- Correção de pequenos problemas estéticos.
- Harmonização do tamanho dos dentes.
- Ajuste de dentes levemente tortos.
- Correção de erosão ácida.
- Correção de variação de cor dos dentes.

SOLICITE SEU PEDIDO!
Clique aqui e conheça o procedimento.
foto
foto
foto